terça-feira, 29 de novembro de 2011

PREFÁCIO

Pensar em uma viajem com toda a família é uma tarefa bastante difícil. Primeiro voce tem que ter uma família disposta para a aventura.
Passando esta etapa a seguinte é mover toda a sua vida para isso.  Essa etapa é ainda mais difícil. São milhões de afazeres, problemas, tarefas, aprendizados, uff, só de pensar dá para ficar cansado...
A começar pelo veleiro, que tem que ser grande suficiente para todos - somos quatro, eu, minha mulher  e dois filhos, atualmente com 13 e 11 anos. Segurança é a prioridade. Pois sabemos que aventura inclui riscos que devem ser minimizados, e mesmo assim não serão excluídos (senão não seria uma aventura...). Então buscar informações do que é necessário e obrigatório para tornar a viajem segura. Falaremos mais sobre isso adiante.
E ainda organizar tudo para poder ir.  Isso inclui a parte financeira, estudos (das crianças), deixar o trabalho, fechar a casa,... uma infinidade de itens que nem quero pensar agora.
Mas tudo tem que partir de um princípio e este passo já iniciamos. Primeiro decidimos, com toda a família, a cerca de um ano mais ou menos.  Depois compramos um veleiro, o SOBÁ, um Peterson 46, cruzeirão, que tem o perfil para a ventura.  Falta ainda todo o resto como preparar o barco, organizar a vida, e ir.  Parece fácil escrevendo, mas só eu sei o quanto falta para zarpar definitivamente.  Mas estamos caminhando. Estamos melhor que quando planejamos a odisseia. Neste tempo já realizamos o barco, fizemos algumas viagens com ele, fiz a prova da Marinha do Brasil para Capitão (aprendi bastante com o meu professor Jaime Felipe, um apaixonado pelo mar, a quem devo inúmeras informações, histórias e aprendizados obtidos nas caronas para a Marina da Glória), e eu ajudei a levar um outro Peterson 42 com um casal de Irlandeses direto da Ilha Grande  até o Uruguai, que é a minha maior jornada até então velejando.
Creio que isso é um pequeno prefácio de tudo que está por vir.